RIBEIRÃO DO PINHAL, sábado, 21 de setembro de 2019
Ribeirão do Pinhal recebe o certificado de inclusão no mapa do Turismo Brasileiro

O município de Ribeirão do Pinhal foi oficialmente incluído no Mapa do Turismo Brasileiro (MTur) 2019-2021. Nesta segunda-feira (26) recebeu o certificado concedido pelo Ministério do Turismo, que comprova que o município é um dos 2.694 destinos brasileiros, de 333 regiões turísticas, que tem potencial para tornar o turismo uma fonte de geração de empregos e renda.

O Mapa do Turismo é um instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

Com o objetivo de apoiar a estruturação do destino, a gestão e a promoção da atividade turística no Brasil, os municípios participantes foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios constituídos em conjunto com o Ministério do Turismo.

Atualmente o Norte Pioneiro do Paraná tem 16 municípios no Mapa do Turismo e Ribeirão do Pinhal recebeu a classificação D. Essa metodologia tem como base quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais, agrupados em cinco categorias, de A até E. A categorização, como é chamada, atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o tamanho da economia do turismo de cada localidade.

O secretário Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Lucas Rosa Adriano, ressaltou a importância da Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná (Atunorpi) nessa conquista. "Esse certificado é muito importante e graças a ajuda da equipe da Atunorpi pudemos conquistá-lo".

Segundo o prefeito Wagner Martins (PSD) fazer parte do Mapa do Turismo trará muitos benefícios a Ribeirão do Pinhal. "Nosso objetivo é desenvolver políticas e programas para fomentar o turismo em nosso município, porque esse é um setor muito promissor que valoriza o que temos de bom. E este certificado vai contribuir para conseguirmos cadastrar o município em projetos e pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo", completou Martins.


ROTA DO ROSÁRIO

Como parte das ações de incentivo ao turismo em Ribeirão do Pinhal foi realizada nesta terça-feira (27) uma reunião com membros do Conselho Municipal do Turismo, representantes do setor de serviços como hotéis, bares e restaurantes com Leopoldo Castilho da Rota do Rosário. O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, com apoio do reitor do Santuário do Divino Espírito Santo, Padre Donizete da Silva, teve o objetivo de debater sobre a Rota do Rosário e a integração entre atrativos, empreendimentos e prestadores de serviços para desenvolvimento socioeconômico.   


--------------

Assessoria de comunicação

(26/08/2019)

DADOS DA PREFEITURA
76.968.064/0001-42
MUNICIPIO DE RIBEIRAO DO PINHAL
ENDEREÇO
Endereço: Rua Paraná, 983 - Centro- RIBEIRÃO DO PINHAL/PR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Manhã: 08:00 as 11:30

Tarde:13:00 as 17:00

E-MAIL/TELEFONE
administracao@ribeiraodopinhal.pr.gov.br
(43)3551-8300